O que difere um sinal analógico (o atual) do digital é seu sistema de transmissão, ou seja, o analógico envia sinais por ondas eletromagnéticas e o digital através do código binário, o mesmo sistema usado por computadores, que nada mais é do que séries combinadas com os dígitos 0 e 1.
O que muda também é o formato do aparelho, pois enquanto a TV analógica tem uma recepção de imagem no formato 4×3, a digital tem o formato de 16×9, portanto o formato widescreen.
Existem três padrões de transmissão do sinal digital que é o americano (ATSC), o europeu (DVB-T) e o japonês (ISDB-T), este ao que tudo indica, será usado no Brasil.
Outro diferencial é a maior interatividade como transmissão de áudio em várias línguas, mais canais, opção de escolha do ângulo de visualização na tela e ainda acesso a informações bancárias, compras online, etc.
Vale lembrar que uma imagem digital, apesar de ter uma acentuada vantagem sobre a imagem analógica, tipo de VHS para DVD, não significa necessariamente que tenha qualidade high definition (HDTV), este sim sonho de consumo visual de qualquer ser vivente! Isso dependerá do canal de televisão que adotar esse formato. Por exemplo, a Sky cuja transmissão dos canais é digital, mas não é em alta definição (HDTV).
Quem puder ver as diferenças que vão desde o VHS até o HDTV vai perceber nitidamente a qualidade que é usufruída apenas por uma minoria.
Via: Saber é bom demais
Nenhum comentário:
Postar um comentário